Diferenças entre manutenção preventiva, preditiva e corretiva em equipamentos informáticos

Diferenças entre manutenção preventiva, preditiva e corretiva em equipamentos informáticos

A manutenção é uma atividade essencial em qualquer tipo de equipamento, incluindo os equipamentos informáticos.

Existem três tipos principais de manutenção: preventiva, preditiva e corretiva. Cada uma delas tem objetivos e métodos diferentes.

A manutenção preditiva é baseada em análises e monitoramentos regulares do equipamento para prever falhas. Isso é feito por meio de medições e testes, como a verificação de temperaturas, desempenho, qualidade de impressão, número de horas trabalhadas, entre outros.

O objetivo é detectar problemas e programar as manutenções preventivas para evitar danos significativos ao equipamento ou interrompam a operação.

Já a manutenção preventiva é realizada regularmente seguindo um calendario programado para evitar falhas e garantir o bom funcionamento do equipamento. Isso inclui desmontagem, limpeza, lubrificação e substituição de peças desgastadas Além das atualizações de software e sistemas. O objetivo é prevenir problemas antes que ocorram, reduzir custos com reparos e prolongar a vida útil do equipamento.

Por fim, a manutenção corretiva é realizada quando ocorre uma falha grave no equipamento e é necessário repará-lo. Isso geralmente envolve a substituição de peças danificadas ou o conserto de componentes quebrados.

manutenção corretiva

O objetivo é restaurar o equipamento ao seu estado original de funcionamento, mas saiba que nem sempre os dispositivos funcionam ao 100% uma vez foram reparados. Também, a maioria das vezes termina saindo mais em conta, substituir o equipamento do que repará-lo.

É importante notar que contar com planos de manutenção preditiva e preventiva é mais eficaz do que esperar o dispositivo danificar e requerer de uma manutenção corretiva. Com esses planos, você consegue que os problemas sejam identificados e resolvidos antes que causem danos significativos ao equipamento ou interrupções na operação.

Em resumo, se você é uma pessoa física, micro empresa o pequeno negócio, você deveria contar com um plano de manutenção preditiva e preventiva personalizado que regularmente monitore seus dispositivos para evitar problemas futuros.

Entre em contato agora e pergunte por um plano personalizado para seus dispositivos sem compromisso nenhum .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

13 + 7 =